• Constituiu-se, em Julho de 1980, o Círculo Brasileiro de Psicanálise - Seção Rio de Janeiro, que teve como data oficial de sua fundação a posse da primeira Diretoria, ocorrida a 19 de Março de 1981.

GRUPO DE ESTUDOS

Grupo de Trabalho
(Grupo de Produção Cientifica)
A CLÍNICA E OS CONCEITOS PSICANALÍTICOS CONTEMPORÂNEOS


Transmissão da vida psíquica entre gerações

Nossa origem nos escapa, dela estamos ausentes. Somos constituídos pelo e no desejo de um outro que nos precede.

A transmissão da vida psíquica que faz do sujeito do inconsciente singular um elo beneficiário e servidor na cadeia intersubjetiva que o origina, o torna também herdeiro e sujeito do grupo.

O que está em questão psicanaliticamente na transmissão é o trabalho psíquico imposto à psique por sua ligação com o intersubjetivo, por conta da total dependência do sujeito aos conjuntos que compõem a base de sua existência - família, grupos, instituições aos quais está subordinado. Dessa maneira como aponta René Kaës, as formações do Inconsciente que podem ser transmitidas na cadeia geracional incluindo a função do recalque repousam em modalidades de alianças, pactos e variados contratos inconscientes. Os traços particulares correspondentes aos funcionamentos neuróticos, limítrofes ou psicóticos, a formação do Supereu, e mvariados processos psíquicos são consequências dessa determinação intersubjetiva.

1º Módulo - As alianças inconscientes. René Kaës
2º Módulo – A escuta da escuta. Haydée Faimberg
A telescopagem entre gerações. H. Faimberg

Coordenadora:
Anna Maria Ferreira Seixas
Pedagoga e Psicanalista, Membro Efetivo do CBP-RJ
3ª feiras - das 19:30h ás 21:00h
Dias: 06 e 20 de março - 03 e 17 de abril