• O Núcleo de Estudos Psicanalíticos da Infância – NEPsI objetiva fornecer um espaço de aprofundamento e discussão teórico- clínico no atendimento psicanalítico de crianças.

NÚCLEO DE ESTUDOS PSICANALÍTICOS DA INFÂNCIA - NEPsI

Tendo em vista a complexidade do desenvolvimento humano e a própria especificidade técnica do atendimento psicanalítico de crianças, a Comissão Científica e de Formação Permanente do CBP- RJ, em reunião realizada em outubro de 2010, deliberou pela fundação do Núcleo de Estudos Psicanalíticos da Infância – NEPsI, decisão ratificada em Assembléia Geral Ordinária realizada em 31 de março de 2011.

O NEPsI representa no CBP-RJ um espaço permanente para a troca de conhecimentos e experiências sobre a infância entre membros da instituição, estando aberto à participação de alunos que trabalham ou se interessam pelo estudo da infância. Tem como objetivo fornecer àqueles que trabalham ou desejam trabalhar com crianças um espaço de aprofundamento e discussão teórico- clínico, aliado à supervisão clínica e produção científica.

O trabalho realizado no NEPsI abrange a teoria, a supervisão e a clínica, que estruturam e sustentam o seu funcionamento, servindo para complementar a formação daqueles que desejam realizar o atendimento psicanalítico de crianças. O trabalho de supervisão clínica do NEPsI ocorre com periodicidade quinzenal. Da mesma forma, em período alternado, ocorre a reunião do Grupo de Estudos, que tem como proposta o estudo e a produção científica sobre temas relacionados com a infância.

O NEPsI está sob a coordenação de Anna Lucia Leão López e conta com a colaboração de Marcela Gomes de Almeida Alves.